top of page

CEDO OU TARDE PARA PENSAR EM APOSENTADORIA?

  • Foto do escritor: Chussely Souza
    Chussely Souza
  • 27 de jul. de 2020
  • 4 min de leitura

Atualizado: 5 de ago. de 2020

Deixar para última hora pode ser uma péssima opção.

ree

Aposentadoria é um momento muito esperado por todo trabalhador. O sonho de ter mais tempo para dedicar a família, começar um negócio próprio, comprar uma casa, viajar, iniciar um curso. Muitos são os planos para quem quer se aposentar.

Infelizmente alguns desses sonhos são frustrados quando se chega na época de se aposentar. Nos últimos anos a previdência do Brasil passou muitas reformas e deixou mais longe as chances de o trabalhador entender como funciona o processo para se aposentar.

Existem muitos requisitos exigidos pela previdência para serem cumpridos a fim de conquistar a aposentadoria e conseguir o melhor benefício. É preciso muita atenção e paciência para iniciar esse processo, caso contrário o risco de ter problemas é grande.

A ideia é começar a se planejar com antecedência. Mas, qual o melhor momento para pensar em aposentadoria? Este artigo se propõe a ajudar você a refletir sobre pontos que podem lhe ajudar a escolher o momento certo de pensar na sua aposentadoria.


O momento certo

A partir do momento que esse assunto passou a lhe interessar, essa é a hora de começar a pensar na sua aposentadoria.

Existem as previdências privadas, que funcionam como uma poupança e as pessoas pagam para, no futuro, terem uma aposentadoria particular, independente da aposentadoria vinculada ao INSS.

Aqui vamos tratar de outra aposentadoria, a conhecida por todos nós que é gerida pela Previdência Social (INSS). Mas, é importante destacar que a Previdência vai além da aposentadoria; o segurado desse sistema tem direito a outros benefícios como auxílio-doença, salário maternidade e pensão por morte.


Entendendo a situação

Cada pessoa tem uma história de trabalho, algumas sempre trabalharam na iniciativa privada, outras no governo, outras nunca trabalharam ou serviram ao exército. Existem os que trabalham em atividades com riscos (insalubres ou perigosas) como vigilantes, técnicos de RX, profissionais de saúde, por exemplo. Também tem os que nunca trabalharam, mas chegaram na velhice e precisam de auxílio financeiro para se manter, assim como os que, por acidentes ou outras causas, ficaram impossibilitados, definitivamente, para o exercício laboral.

Também existem casos nos quais a mesma pessoa é titular de várias relações previdenciárias, como um operário que trabalhou vários anos e depois, sem conseguir emprego, passou a ser informal e fazer recolhimento como autônomo. Muitas são as possibilidades. Cada situação dessas vai precisar de uma análise cuidadosa, pois a aposentadoria de cada uma delas possui particularidades, exigências e regras. É preciso começar a pensar qual é sua situação. Enquadra-se em alguma?


Os valores

Os montantes recolhidos, mês a mês, para a previdência impactam no valor da sua aposentadoria, assim como o tempo, o local de trabalho e sua idade. Vai existir uma regra para o professor, para o trabalhador rural, para o médico e assim cada pessoa vai se enquadrar em uma ou várias regras para poder se aposentar.

Essas mesmas características também vão definir o valor que você vai receber de aposentadoria. O idoso que nunca trabalhou vai receber um valor, um jovem aposentado por invalidez terá direito a outro, diferente de uma mulher que foi professora por toda vida. O valor que cada trabalhador contribuiu vai determinar o montante da sua aposentadoria.


A documentação

Cada tipo de aposentadoria exige uma relação de documentos a serem apresentados. Alguns fornecidos pelo empregador, outros que você deve ter, como a carteira de trabalho. Para casos de aposentadoria por invalidez, por exemplo, laudos médicos também serão exigidos.

Porém, pode acontecer de os dados da pessoa junto ao INSS não estarem corretos e isso vai interferir no andamento do processo de aposentadoria. Muitos desses dados são responsabilidade do empregador, mas outros precisam ser comprovados por quem está pedindo a aposentadoria. Inconsistências como recolhimentos indevidos e contribuições com valores abaixo do exigido podem reduzir o valor do benefício.

A análise de toda documentação e como estão os registros junto ao INSS são etapas decisivas que podem interferir no valor e até no tempo de início do benefício.


A hora de dar entrada na aposentadoria

Cada caso vai ter um momento ideal. Existem prazos que precisam ser cumpridos para evitar prejuízos financeiros ou até mesmo o indeferimento do benefício. Existem situações em que pessoas trabalharam por vários anos sem saber que já podiam estar aposentadas e outros casos em que deram entrada sem orientação e perderam dinheiro. Acontece de aposentadorias serem negadas porque passou o prazo exigido ou a documentação apresentada não estava correta.

São muitos os fatores que podem interferir no processo de aposentadoria; a documentação, o tempo de contribuição, idade, tipo de atividade, cumprimento de requisitos específicos etc. Por isso, é importante ter informações seguras para escolher o melhor benefício e não ser prejudicado financeiramente, afinal a aposentadoria é uma recompensa fruto de anos de trabalho e que vai impactar por toda sua vida.

O planejamento previdenciário é uma análise profunda dos dados previdenciários para identificar quais as diferentes opções de aposentadoria para o seu caso. São realizadas análises de documentação, cálculos e enquadramento nas regras. Assim é possível conhecer a situação para identificar a necessidade de fazer ajustes e encontrar o melhor momento de solicitar a aposentadoria e na melhor condição.

O INSS dispõe de um portal e aplicativo para oferecer informações sobre aposentadoria. O advogado que atua com Direito Previdenciário tem as ferramentas para fazer um planejamento previdenciário e analisar especificamente o seu caso, e com segurança, ajudar você a escolher o momento certo de se aposentar.

Então, viva bem o seu presente e pense no seu futuro. Quanto mais demora a se organizar menos tempo terá para realizar seus sonhos. Planeje sua aposentadoria e comece a pensar como vai usufruir de uma vida pós aposentadoria mais tranquila.

 
 
 

Comentários


bottom of page